Palavras-chave no Google ads: como escolher

Sumário

O Google Ads é uma das plataformas mais usadas para  fazer campanhas de anúncios na internet e é capaz de proporcionar grandes ganhos para empresas. Se você quiser ter ótimos resultados, é necessário o domínio de estratégias importantes, como a escolha das melhores palavras-chave no Google Ads para inserir na plataforma.

Escolher as palavras-chave corretamente mostra a forma que o seu público se comunica e como é o comportamento dele quando faz algumas pesquisas nos mecanismos de busca da internet.

Neste artigo, vou mostrar a você como escolher as palavras-chave no Google Ads para que seus anúncios não sejam apenas encontrados nos mecanismos de pesquisa, como também a compra.

Clique aqui e veja como vender mais no Google Ads

O que são palavras-chave no Google Ads?

São os termos que o seu cliente em potencial usará ao pesquisar algo Google. Por você entender melhor: caso ele more no Rio de Janeiro e queira fazer um curso de inglês, ele pesquisará frases como “cursos de inglês no Rio de Janeiro”. O que ele quer achar (os cursos de inglês) e a localidade (Rio de Janeiro) são as palavras-chave da busca.

Como escolher as palavras-chave no Google Ads?

1) Tome ações como se fosse o cliente

Você se colocar no lugar de seu cliente é a primeira ação que precisa tomar, pois é ele quem vai trilhar a jornada de compra. Além disso, pense em palavras-chave que sejam focadas em sua marca ou produto.

Portanto, analise bem as palavras-chave e frases que caracterizam o seu produto ou serviço e veja quais são os termos que o seu cliente digitará no buscador para encontrar o produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer.

Uma outra dica, caso você tenha dificuldades nessa etapa, é colocar algumas palavras-chave no buscador do Google. A plataforma vai sugerir algumas frases que são muito buscadas pelos usuários. Caso alguma faça sentido para o seu serviço, não deixe de colocá-la em suas anotações.

Saiba como fazer a integridade do feed de produtos no google shopping

2) Aproveite o planejador de palavras-chave no Google Ads

O planejador de palavras-chave no Google Ads vai te ajudar muito

Depois de identificar essas palavras principais, coloque-as dentro do planejador do Google Ads. Logo depois, a ferramenta irá mostrar a você várias palavras relacionadas e que também são buscadas pelos usuários no Google. Dessa forma, será possível ampliar a quantidade de termos que serão utilizados dentro das campanhas,

As palavras-chave que foram escolhidas no item anterior, você irá utilizar nesse momento. Vá na opção “Planejador de Palavras-Chave”,  selecione a opção “Encontrar palavras-chave” e em seguida, uma a uma, separe-as por vírgulas. No final, aperte o Enter.

Depois, vá em “Começar” e, dessa forma, o Google trará várias palavras relacionadas, além de informações sobre elas. Você precisará verificar se logo acima do menu “Ideias de Palavras-chave” as definições de locais e idioma estão marcadas como Brasil e Português, respectivamente. Caso não esteja, configure para a forma correta.

Após esse processo, você verá:

  • quais as tendências do volume de pesquisa de cada-palavra chave, incluindo variações;
  • a lista de palavras-chave por relevância;
  • quanto é a média de pesquisas mensais para cada uma delas;
  • o nível de concorrência. Se for alta, tem a indicação de que existem vários anunciantes disputando posição para aquela palavra-chave.
  • menores valores de lance na parte superior da página. Essa é a média do valor mínimo que os anunciantes pagam para aparecer na parte superior da página.
  • os maiores valores de lance na parte superior da página. Neste caso, aparece o oposto: refere-se ao valor máximo para as posições mais destacadas. Os valores de lances exibidos variam muito segundo fatores diversos, podendo ser distantes de um dia para o outro.

3) Use palavras-chaves específicas 

Através da plataforma de anúncios do Google, é possível fazer campanhas direcionadas apenas para o público que deseja que veja o seu anúncio. Esse trabalho específico deve ser mantido durante a escolha das palavras-chave no Google Ads, porque ela vai garantir que você não gaste o seu investimento financeiro com cliques de gente que não está de fato interessada em seu produto ou serviço

Se você usar palavras-chave muito abrangentes ou que fogem muito da área do seu negócio, você vai acabar perdendo dinheiro. Então, seja objetivo. Um exemplo seria em um e-commerce de roupas usando palavras-chave como “camisas”, “blusas” ou “camisetas”.

Para evitar que a sua campanha seja mal sucedida, utilize termos descritivos como “camisa feminina” e “camisa masculino”. Caso a camisa for de uma marca famosa, use palavras-chave, como em “camisa feminina Reserva”.

Veja quais são as tendências do marketing digital em 2022

4) Use Palavras-Chave no Google Ads que sejam Negativas

Elas são aquelas que se o usuário digitá-las na busca do Google, com toda a certeza, o seu anúncio não aparecerá. A dica é adicionar para cada palavra-chave positiva pelo menos 10 negativas.

É necessário fazer isso porque muitas vezes  você precisa descobrir mais para quem você não deve anunciar do que para quem você quer anunciar. É uma garantia de que você não vai perder dinheiro.

Exclua as palavras que com certeza que não devam aparecer. Por isso, pesquise e analise com muito critério quais são os resultados do planejador do Google. A dica é incluir, no mínimo, de 50 a 80 palavras-chave negativas em suas campanhas.

Existem campanhas que podem chegar à casa das centenas de termos positivos para milhares negativos. Ao chegar nesse nível, o seu anúncio só aparecerá para quem está pesquisando pelo seu produto ou serviço. Assim, é possível conseguir uma alta taxa de conversão, ou seja, vai conseguir vender muito pelo Google.

5) Fique atento à intenção da busca

Não cometa o erro de achar que quanto mais palavras-chave no Google Ads, melhor. É possível atingir muitas pessoas com o seu anúncio, porém, não quer dizer que os usuários terão interesse por ele. O uso das palavras-chave no Google Ads deve estar alinhado com a intenção de busca do seu público-alvo

Se você tem um escritório de advocacia previdenciária, por exemplo, e quer atrair novos pacientes, o ideal é utilizar “escritório de advocacia previdenciária” ou “advogado previdenciário” e não “como ser um advogado previdenciário”.

Portanto, se acabar usando um número excessivo de palavras-chaves, você corre grandes riscos de ser amplo demais. Embora não exista um número certo para o número ideal de palavras-chave no Google Ads, escolha e cadastre aquelas que têm sentido para o seu objetivo.

Quer aumentar os ganhos do seu negócio e saber como usar as palavras-chave no Google Ads em 2022? Clique aqui, fale comigo pelo WhatsApp

Veja como anunciar no TikTok Ads

Foto de Fullpixel

Fullpixel

Deixar um comentário

DOWNLOAD GRATUITO

Uma estratégia, receita massiva

Nosso cliente de SaaS alcançou US$ 250 mil em receita recorrente mensal (MRR) com essa abordagem.

Cadastre-se em nossa newsletter