Qualquer empresa precisa aumentar o seu número de leads se quiser vender mais. Porém, os profissionais de tráfego devem prestar atenção na forma como esses leads entraram em contato com a empresa em que trabalham ou prestam serviço.
Ao fazer a análise de seus resultados, é importante que você fique de olho na CPL (Custo por Lead), já que ele indica qual foi o valor gasto no investimento para converter cada lead.
Você deve ter em mente que uma das metas do trabalho de todos os gestores de tráfego é reduzir esse valor, pois ele indica que a performance e a estratégia do seu negócio está com bons resultados.
Se você trabalhar muito até ter mais experiência, melhores análises, muito estudo e insights certos, é possível diminuir o custo por lead de suas campanhas.
No artigo de hoje, eu darei a você algumas dicas de como você pode diminuir o custo lead em suas campanhas e aumentar as suas conversões.
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Custo por lead: o que é?
Ao fazer o planejamento de marketing de qualquer campanha,é muito importante definir o valor que será investido em publicidade.
Ao fazer fazê-lo, são estipulados valores investidos em cada fase da campanha. Em cada uma, haverá uma quantidade de leads impactados pela estratégia montada pela equipe de marketing.
Para fazer o calculo do custo por lead (CPL), é fácil: divida o valor total da campanha pelo valor de leads atingidos.
Para você entender melhor, veja esse exemplo. Se o investimento em anúncios seja de R$ 10 mil e o número de conversões de R$ 5 mil, cada lead custou R$ 2. Através desse cálculo, é possível saber o quanto foi investido por um lead ao longo da campanha.
Quando você analisa o custo por lead, é possível saber se a estratégia foi bem sucedida ou não.
Não existe um valor considerado ideal no custo por lead, pois ele vai mudar de acordo com cada segmento do mercado. Se você quiser saber se o investimento deu ou não resultados positivos, você precisará analisar uma métrica chamada ROI (Retorno sobre o Investimento).
Não há um valor ideal de retorno sobre o investimento de cada campanha. Contudo, como no custo por lead, cada segmento tem a sua quantia ideal.
Diante dessas informações, o fato é: o ideal é o gestor de tráfego trabalhar o máximo para diminuir o custo por lead.
Como diminuir o custo por lead?
1) Analise os seus anúncios
O primeiro passo que você deve tomar é analisar os resultados dos seus anúncios e ficar atento a pequenos detalhes que podem melhorar a sua performance.
Independente da rede social, você precisa analisar métricas importantes como o número de cliques e de impressões, CPC (Custo por Clique), CTR (Click Through Rate), entre outras.
Veja também se o seu anúncio está dando o comando certo ao seu público. Você disse onde o usuário deve clicar e por qual motivo?
Os comandos chamam atenção? Existe uma boa frase de impacto? Ele tem uma boa promessa? A foto ou o vídeo estão conseguindo comunicar bem a intenção da publicidade?
Esses pequenos detalhes fazem muita diferença em qualquer campanha.
Por isso, faça uma análise de todos esses pontos e assim você poderá diminuir o custo lead em suas campanhas e impulsionar as suas conversões.
2) Veja se o seu anúncio está atrativo
Crie anúncios que engajem com o seu público, pois se ele não se envolver com a sua publicidade paga o custo por aquisição será mais alto.
Use técnicas de persuasão e leve o público a se interessar pela a sua oferta.
Caso você utilize um vídeo, use uma frase de impacto logo no início ou, ao usar um banner, destaque as palavras chamativas.
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3) Faça os testes A/B
É difícil que os seus primeiros anúncios tenham uma boa performance pelo menor custo. Caso queira que eles possuam um bom desempenho, tenha paciência para entender o comportamento do público.
Por isso, a melhor forma de entender a persona do seu negócio é usar bastante os testes A/B. Consequentemente, será possível entender como fazer publicidade paga que converta mais nos seus anúncios. Isso propiciará uma menor CPL.
4) Analise as suas landing pages
Ter anúncios otimizados não significa que está tudo certo para você conquistar o máximo de leads.
O tráfego pago é apenas uma das maneiras para que as pessoas que se interessem pelos seus produtos. Contudo, é na landing page que ele será encaminhado para, de fato, fazer a conversão.
Então, será preciso fazer uma análise no momento de fazer as landing pages. Veja o design, o texto, os botões de conversão etc.
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5) Faça a segmentação do público através do comportamento dos usuários
A segmentação é uma estratégia muito importante para alinhar os interesses dos consumidores com os serviços e produtos oferecidos por cada negócio.
O Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo, possibilitam a construção de audiências com base nos interesses dos usuários. Uma empresa de roupa feminina, por exemplo, pode segmentar a sua publicidade diretamente para mulheres.
É mais fácil vender para esse tipo de usuário, já que no momento da conversão, as audiências segmentadas são muito importantes para aumentar as taxas de conversão e diminuir o custo do lead em suas campanhas.
6) Faça uma régua de relacionamento com os leads
Após fazer uma segmentação dos leads, crie um contato que levará a compra.
Antes de um cliente decidir pela compra do produto, ele precisará percorrer um caminho até sentir que está pronto para fazer a aquisição do produto.
A dica é pensar a sua estratégia em 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
7) Utilize Pop ups no site
Por muitas vezes deixada de lado pelos estrategistas digitais, os pop ups são um mecanismo prático para a aquisição de informações. No entanto, você não pode torná-lo um inconveniente.
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